Banco Itaú pratica cobranças indevidas e devolverá R$ 75 milhões

O Banco Itaú pratica cobranças indevidas e devolverá R$ 75 milhões aos seus clientes. Isso mesmo, o Banco Itaú, em acordo firmado com o Banco Central, comprometeu-se a devolver R$ 75,6 milhões para clientes que tiveram, entre os anos de 2008 e 2018, cobranças indevidas de tarifas.

O Banco Central publicou essa decisão na última terá-feira (02) e informou que o Banco Itaú já realizou a devolução de R$ 57,7 milhões para os clientes com os quais possui relacionamento ativo. Além dessa devolução, o Itaú tem procurado ressarcir outros clientes que foram afetados. Ao todo, essa medida tem beneficiado 4,7 milhões de pessoas.

As cobranças indevidas são referentes a tarifas que incidem sobre serviços, como, por exemplo, extratos e saques. O Banco Itaú declarou que essas cobranças ocorreram devido a problemas operacionais, especialmente na utilização de cartões de créditos e em consignados adquiridos de terceiros pelo banco.

Leia também: Recuperação de Crédito: Entenda como funciona

O acordo firmado entre o Banco Itaú e a autoridade monetária prevê um prazo de 15 dias, contados a partir da data de publicação, para que todos os clientes que possuam seus dados bancários conhecidos possam ser ressarcidos.

Nos casos dos clientes que possuam mais contas no banco, o Itaú deverá tentar contatá-los para que possa depositar o valor referente ao ressarcimento em suas respectivas contas de outras instituições bancárias.

Além do ressarcimento, o referido acordo também determina que o Banco Itaú deverá pagar ao Banco Central o valor de R$ 11,5 milhões referentes à contribuição pecuniária que será utilizado em comum acordo e que não reconhece a prática de atos ilícitos.

Você também vai gostar: Recuperação de Empresas

Ademais, além do Banco Itaú, 12 pessoas que estão inseridas no grupo de funcionários e ex-funcionários também poderão integrar parte dos pagamentos.

Leia também:

5/5 - (186 votos)
Comentários
  • Sou correntista há anos e hoje estou em outra agência e conta. Nunca recebi a devida devolução dos valores.

    Inclusive já havia reclamado há anos por descontos equivocados em minha conta, como desconto em depósito de pensão o que é totalmente ilegal. Tenho todos os e-mails registrados com a reclamação a minha gerente da época.

    Enfim o Itaú informa já ter efetuado em forma de contribuição pecuniária, uma espécie de multa, estabelecida em comum acordo no prazo de 15 dias conforme determinado, ocorre, que não recebi nada até a presente data apesar de possuir conta no banco. Absurdo!

    • Olá, Joseane Dias

      Satisfação enorme em tê-la aqui, aguardamos sua visita mais vezes.

      Com relação ao seu comentário, nosso escritório tem como premissa o compromisso em superar as expectativas de nossos clientes e, estamos impedidos pelo art. 42 do Código de Ética da Advocacia de responder consulta sobre matéria jurídica.

      Dessa forma, caso você precise de um advogado, estamos sempre disponíveis para atendê-lo em nossos canais oficiais de comunicação.

      Atenciosamente,

      Lehmann Advogados

Deixe um comentário