4 Dicas para o uso consciente do Cartão de Crédito

Neste post você vai conhecer 4 dicas para o uso consciente do Cartão de Crédito.

Todos já sabemos que os cartões de crédito estão presentes na vida da maioria das pessoas no mundo inteiro, entretanto, este item do dia a dia pode se tornar uma armadilha caso não seja usado com sabedoria.

Leia também:
>> Endividamento – Juros e Cobranças Ilegais
>> Juros Abusivos e a Legislação
>> Revisão de Dívidas Empresariais

É preciso ter um bom planejamento financeiro para que as taxas de juros não te peguem desprevenido. Portanto, aprenda com estas 4 dicas para o uso consciente do Cartão de Crédito:

Evite gastos desnecessários

Todos que possuem cartão de crédito devem sempre avaliar bem se há realmente a necessidade de efetuar uma compra.

O vilão dessa história, sem modéstia nenhuma é o impulso que ganha pleno espaço para se manifestar graças à ilusão de que o objeto dá poder de gastar ilimitadamente.

Nesse sentido, ter um limite muito alto não é bom. O ideal é que o valor esteja de acordo com a sua realidade financeira.

Pague o valor integral da fatura

Jamais parcele as dívidas ou pague o mínimo da fatura do cartão de crédito, pois, é uma porta de entrada perigosa para os juros abusivos, para se ter uma ideias aqui no Brasil os juros do cartão giram em torno dos (447% por ano).

Por este motivo, procure sempre quitar as faturas do cartão de crédito.

Coloque o vencimento da fatura próximo à data de recebimento das suas receitas

Essa estratégia é simples, porém bastante eficiente. A ideia é evitar atrasos e garantir que você tenha o dinheiro necessário para pagar a pendência.

Consequentemente, evitam-se também as possíveis multas no fim do mês.

Além do mais, dessa forma fica mais difícil para você esquecer de pagar a fatura do cartão de crédito.

Anote todos os seus débitos

Nunca deixe de anotar os débitos dos cartões de crédito, pois, quando a fatura chegar você terá como conferir se está tudo correto.

Vez ou outra o documento pode chegar com algum erro, claro sempre favorecendo os bancos e financeiras, o qual poderia passar despercebido e te prejudicar, caso você não tivesse feito as devidas anotações antes.

5/5 - (58 votos)