Problemas com a PicPay: Saiba como resolver

Saiba como resolver problemas com a PicPay.

PicPay é uma empresa Brasileira que funciona através de um aplicativo, uma espécie de carteira digital. Pelo aplicativo é possível efetuar compras, transferências de valores entre usuários e ainda efetuar o pagamento de boletos bancários de forma parcelada através de cartões de crédito, mediante o pagamento de juros.

A empresa está sediada em São Paulo e, foi fundada em 13 de julho de 2012 por Dárcio Schwab Stehling, Diogo Brumas Carvalho Roberte e Anderson Andrade Chamon do Carmo.

Pois bem, nos casos de ocorrer algum problema junto a PicPay, você tem o direito de reclamar e de solicitar a imediata solução.

Incontestavelmente, a melhor forma de resolver seu problema com a PicPay é amigavelmente. Por esse motivo, recomendamos que você tente, em primeiro lugar, entrar em contato diretamente com a PicPay, expondo seu problema e exigindo uma solução.

A PicPay disponibiliza diferentes formas para o consumidor entrar em contato. Portanto, avalie a forma mais adequada para seu caso.

Contactar a PicPay por carta:

Lembre-se: sempre envie a carta com Aviso de Recebimento (A.R.) para: PicPay, Av Manuel Bandeira, 291, ESCRITORIOS 43 E 44 BLOCO B COND ATLAS OFFICE PARK – São Paulo, SP – 05317-020.

Se você desejar ou se o caso exigir maior rigor, remeta a carta pelo Cartório de Títulos e Documentos da sua localidade.

Lembre-se: sempre tire cópias e guarde o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo).

Contactar a PicPay por e-mail:

Embora o contato através de carta seja mais seguro, é possível que você envie um e-mail para a PicPay, visto que, atualmente, o Tribunal de Justiça vem admitindo o e-mail como prova processual.

Caso você decida enviar o e-mail para [email protected], é imperioso que o envie com a opção de receber a confirmação de leitura. Enviar o e-mail com cópia para você mesmo também é importante para comprovar o contato.

Contactar a PicPay por telefone:

O contato via telefone também pode ser utilizado, entretanto, é o canal menos recomendável, visto que o consumidor não terá uma prova do que efetivamente reclamou.

Portanto, caso escolha esta via, ligue para: 0800 025 2000, não esqueça de anotar o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu.

Se a PicPay dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o referido número e grave-o.

Nos casos em que o consumidor não conseguir resolver seus problemas junto a PicPay pelos canais de atendimento acima citados, ele poderá:

Procurar o BACEN

Sem dúvidas, entrar em contato com o BACEN (Banco Central do Brasil) poderá ser o meio mais eficiente para lhe ajudar na solução do problema com a PicPay. Isso porque, o BACEN poderá aplicar sanções a PicPay caso ele desrespeite alguma norma.

Em resumo, o BACEN (Banco Central do Brasil) é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, criada pela LEI Nº 4.595/64.

O BACEN tem como principais atribuições: Emitir papel-moeda e moeda metálica; Executar os serviços do meio circulante; Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; Exercer o controle de crédito; Exercer a fiscalização das instituições financeiras; Autorizar o funcionamento das instituições financeiras; Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e; Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

É imperioso destacar que, nos casos em que o consumidor encaminhar reclamações ao BACEN sobre a prestação de serviços da PicPay, e este não atuar na resolução do problema, a denúncia poderá ser levada à instauração de um processo administrativo que, dependendo, acarretará em punição da PicPay (multas, etc).

Informações do BACEN:
BACEN (Banco Central do Brasil)
Site: www.bcb.gov.br/
Telefone: 145
Espaço do Consumidor: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao
Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3, Bloco B, – Ed. Sede, Brasília – DF, CEP: 70074-900.

Procurar a plataforma “consumidor.gov”

Consumidor.gov.br é site governamental criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (“SENACON”) para intermediar a solução alternativa de conflitos de consumo, através da internet. Por meio desse serviço público, o consumidor pode registrar sua reclamação e a PicPay responde o registro.

Cadastre-se no site e registre sua reclamação. A PicPay deverá responder no prazo de 10 dias. Em seguida, você terá até 20 dias para comentar a resposta da empresa e classificar a reclamação como Resolvida ou Não Resolvida.

A plataforma do serviço é: www.consumidor.gov.br/

Procurar o Procon

Nos casos em que você procurou a PicPay e não conseguiu resolver o problema, ou se você prefere não procurá-la, outra alternativa pode ser entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor.

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e a PicPay. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.

É imperioso destacar, que ao de deslocar ao PROCON, você deve estar com todos os documentos que possam provar seus direitos.

Os endereços dos PROCONs podem ser obtidos através do link: https://lehmann.adv.br/links-procons-estaduais/

Procurar os Juizados Especiais Cíveis

Nos casos em que você tentou resolver administrativamente seus problemas com a PicPay e não conseguiu uma solução, você poderá recorrer à Justiça.

Um alternativa judicial simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível. Podem ser autores de reclamações contra a PicPay no Juizado Especial Cível as pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, as microempresas, associações civis de interesse público e as sociedades de crédito ao microempreendedor.

Através do Juizado Especial Cível, podem ser solucionadas causas contra a PicPay que não ultrapassem o valor de 40 (quarenta) salários mínimos.

As reclamações contra a PicPay no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito.

Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com a PicPay por meio de acordos processuais. Esses acordos são efetuados através das audiências de conciliação. Caso não haja acordo entre o consumidor e o PicPay, o juiz responsável poderá aplicar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pedido.

Procurar a Justiça comum

Outra opção, nos casos em que o problema ultrapassar os 40 salários mínimos, é apelar à Justiça comum para resolver problemas com a PicPay.

Assim, você pode acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado.

Segundo Renata Cisneiros Lehmann, Advogada responsável pelas áreas do Direito Empresarial e Bancário, o juizado especial cível nem sempre será o mais adequado e rápido, pois envolve uma série de questões e a agilidade será relativa a fila de processos. Por isso, a recomendação sempre será consultar um advogado(a).

Renata ainda ressalta que em qualquer negociação com a PicPay, é importante que o cliente sempre solicite sua via do contrato, extratos, planilha de evolução de dívidas, apólices de seguro e documentos para provar a relação negocial, e não esquecer de ler todos os documentos que for assinar.

4.9/5 - (432 votos)
Comentários
  • Pedi antecipacao do Fgts, foi retido da conta fgts mais nao cai no picpay, ja liguei e disse qu eminha conta por motivos de seguranca esta em analise e mais de 20 dias e nada, nao entram em contato e nao resolvem. Vou processar eles

  • Saudações, estou tão feliz por ter encontrado sua página de blog, realmente te encontrei por engano, enquanto eu
    estava procurando no Yahoo por outra coisa, de qualquer forma, estou aqui
    agora e gostaria apenas de dizer muito obrigado por um post incrível e um
    blog interessante (também adoro o tema), Não tenho tempo para repassar tudo no momento, mas eu marquei e também adicionei em seus feeds RSS, então quando eu tiver tempo estarei de volta para ler muito mais, por favor, continue com o ótimo trabalho.

  • Bom dia, segue um cadastro junto aos meus dados com a pic pay, a qual entrei em contato e a atendente tomando todas as medidas, mas devido a tal da política da empresa teria de passar ao setor responsável. Desta forma, qual a postura da empresa em confirmação para realizar cadastro, tendo em vista que um terceiro fez vínculo, utiliza meu CPF e realiza transações com cadastro em meu nome, cometendo um crime e a empresa pede a esperar para um possível retorno.

  • Meu aparelho deu problema e não consegui recuoera_lo. Porém adquiri outro só que não consigo autorização para acessar minha conta. Já tentei de todas as formas para resolver e não obtive sucesso. Já tentei ligar para todos os telefones e nem chama. O aplicativo entrou em análise da minha foto e já faz 4 dias. Meu saldo está preso no aplicativo picpay e tem contas pra pagar precisando usar meu saldo e não consigo resolver. Eles naoy ligam e nem enviam e_mail. Acho isso uma profunda falta de respeito. Como devo agir nesse caso? Tenho acordo de dívida para saldar estou na iminência de quebrar esse acordo por isso. Por favor me ajudem a resolver o que a picpay não resolve. Desde já agradeço.

  • Boa noite então eu fui assaltada na frente da minha casa na semana do natal levaram meu celular com o app do pipay nele e eu tinha transferido meu auxílio do caixa tem pro pipay aí vem meu problema não me lembro do meu e-mail do pipay e queria alguma ajuda pra vê se recupero meu e-mail q nO me lembro como é

  • Precisei alterar o telefone e e-mail para acessar o pic pay. Já enviei os documentos e respondi todas as perguntas e até agora, muitos dias depôs ainda não recebi aí outorizacao pra acessar. A gente procura um contato direto com o pic pay, mas é quase impossível. Só tem chat virtual o que limita o atendimento. Nem sempre dá pra expressar uma situação através dessa opção. Pic pay precisa da um suporte melhor para os clientes

  • Eu transferi meu dinheiro do caixa tem para o PicPay e ao creditar o valor no picpay recebi uma mensagem do app solicitando para que eu enviasse meus documentos para validação, e tinha que fazer isso naquele exato momento, pois mesmo que eu fechasse o app e reiniciasse ele voltava a solicitação, aí fiz o envio dos documentos solicitados e conclui o pedido de confirmação deles, após isso tentei refazer as operações para que eu retirasse meu dinheiro do app, tanto por transferência bancária, como pó saque em caixa eletrônico, e todas minhas tentativas foram falhas e as respostas sempre as mesmas, essa conta está em verificação, dentro de algumas horas será feita validação, tente novamente mais tarde, e isso já se passaram mais ou menos 12 dias, e nada de validarem meus documentos e nem liberarem meu dinheiro.

    Tento ligar no número cadastrado no app, mas passo mais de 3 horas ouvindo musiquinha falando que estão todos ocupados e que terão prazer em atender-me.

    Mando e-mail, tento falar com o suporte do app mas de forma alguma tive êxito em minhas tentativas, gostaria que de alguma forma resolvessem meu problema com urgência, afinal as festas de fim de ano estão em cima e não consigo pegar meu auxílio

  • Oi boa tarde entao eu to tentando entra no meu picpay so que eu mudei de telefone e nao tenho mais o numero que eu catrastei no picpay e eu gostaria de ta mudando meu numero para poder acesar pq esse meu numero antigo ta pedindo o codigo mais eu nao tenho mais esse numero e to tendo poblemas pra acesar o meu aplicativo poderia ta me ajudando por favor

    • Olá, Ana Paula

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

  • Eu fiz um pagamento de um boleto do picpay, só que aí a loja que me vendeu, era uma fraude, logo após receber comprovante eu entrei em contato ele não respondeu mais, sendo assim contactei o picpay eles disseram que quem tinha que fazer o estorno era o mercado pago de onde saiu o dinheiro e o mercado pago falou que era com o recebedor do dinheiro ficou nesse jogo de empurra e ninguém resolveu meu caso.

    Eu conheci uma loja on-line pelo Instagram e ele me falou que vendia atacado, eu ai pedi lista de material e fiz um pedido pequeno com eles já que eu nunca tinha feito pedido nenhum, como ele me forneceu uma forma de pagamento como picpay que até então era uma empresa séria pra mim, eu aceitei pq eu teria provas de rever o meu valor mesmo que fosse na justiça, até então o tratamento foi atencioso, consegui realizar o pedido a pessoa sempre muito gentil e aí, quando fui entrar em contato novamente as pessoas já não falava mais nada.

    Quando fui olhar o meu Instagram tava bloqueado da conta dele. Meu WhatsApp da mesma forma. Foi então quando percebi que era o golpe. Sendo assim o cara sumiu hoje, me bloqueou das redes, só queria meu pagamento estornado porém a dificuldade do picpay que bota a culpa no mercado pago como responsável pelo estorno, e o picpay diz que o mercado pago também, aí fica complicado demais.

    • Olá, Leandro Lima Santos

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

  • Eu consultei o pic Pay e tirei o meu dinheiro do caixa tem, só que eles bloquearam na minha conta pediram uma foto minha, depois disso a minha conta só cai análise. O que era pra resolver em minutos ou horas já está com 6 dias e não tenho retorno nenhum. Botei dinheiro do meu axilio domingo pediu uma foto minha e até hoje está em analise. E não consigo tirar meu dinheiro.

    • Olá, Orleanne Lima Barros

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

    • bom dia, vc conseguiu solucionar o seu problema, pois estou com um problema maior ,estou com meu dinheiro preso no picpay, eles não me responde no ajuda já que o atendente que me atendeu a dez dia não se desconecta da minha conta e não me responde e no 0800 fiquei seis horas no telef. e ninguém atendeu ,estou deseperada

    • Olá, Janete

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

  • Ola tudo bem? Espero que sim porque comigo não esta! Eu fiz uma transferência com o único dinheiro que é para comprar o alimento para minha filha que ganho justamente do governo e meu dinheiro ate agora nao caiu na minha conta, caiu os vinte reais mais os 438,56 reais nao caiu estou desesperada ja pensei ate em ir ao Procon porque nao e tao dificil cancelar uma transferência para a pessoa tentar novamente olha eu gostava muito do aplicativo mais desta vez estou decepcionada. Eu coloquei todos os dados certinho ate porque nao teria caído os 20 reais . Pesso com muiiiiiiito carinho que possam. Me ajudar.

    • Olá, Jéssica Francisco Camargo

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

  • Eu uso o aplicativo do picpay já tem uns meses e sempre para adicionar dinheiro na carteira eu uso uma conta para transferência, esse mês eu fiz uma transferência. Porém o dinheiro n foi creditado na minha conta do picpay e tbm o dinheiro n voltou para minha conta. O dinheiro simplesmente sumiu.

    • Olá, Martineli Aparecida de Abreu Santolin

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

    • Olá, Luciana Raimundo

      Este atendimento foi encerrado por não seguir nossa política de comentários, vejamos o que nos ensina o Código de Ética da OAB em seu Artigo 42, inciso 1:

      “É vedado ao advogado responder com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social.”

      Entretanto, estamos orgulhosos de você, pois, o mais importante você já fez, procurou ajuda de advogados especializados.

      Agora já sabe, sempre que precisar de advogados, você pode contar com o escritório Lehmann Advogados.

      Desde já, agradecemos imensamente pela confiança em nós depositada.

      Atenciosamente;

      Lehmann Advogados
      : [email protected]
      : https://lehmann.adv.br

Deixe um comentário