Saiba como resolver problemas com a Nubank. Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil, está sediada em São Paulo e, foi fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez.

Pois bem, nos casos de ocorrer algum problema junto a Nubank, você tem o direito de reclamar e de solicitar a imediata solução.

Incontestavelmente, a melhor forma de resolver seu problema com a Nubank é amigavelmente. Por esse motivo, recomendamos que você tente, em primeiro lugar, entrar em contato diretamente com a Nubank, expondo seu problema e exigindo uma solução.

A Nubank disponibiliza diferentes formas para o consumidor entrar em contato. Portanto, avalie a forma mais adequada para seu caso.

Contactar a Nubank por carta:

Lembre-se: sempre envie a carta com Aviso de Recebimento (A.R.) para: Nubank, Rua Capote Valente, 39 – São Paulo, SP – 05409-000.

Se você desejar ou se o caso exigir maior rigor, remeta a carta pelo Cartório de Títulos e Documentos da sua localidade.

Lembre-se: sempre tire cópias e guarde o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo).

Contactar a Nubank por e-mail:

Embora o contato através de carta seja mais seguro, é possível que você envie um e-mail para a Nubank, visto que, atualmente, o Tribunal de Justiça vem admitindo o e-mail como prova processual.

Caso você decida enviar o e-mail para [email protected], é imperioso que o envie com a opção de receber a confirmação de leitura. Enviar o e-mail com cópia para você mesmo também é importante para comprovar o contato.

Contactar a Nubank por telefone:

O contato via telefone também pode ser utilizado, entretanto, é o canal menos recomendável, visto que o consumidor não terá uma prova do que efetivamente reclamou.

Portanto, caso escolha esta via, ligue para: 0800 608 6236, não esqueça de anotar o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu.

Se a Nubank dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o referido número e grave-o.

Nos casos em que o consumidor não conseguir resolver seus problemas junto a Nubank pelos canais de atendimento acima citados, ele poderá:

Procurar o BACEN

Sem dúvidas, entrar em contato com o BACEN (Banco Central do Brasil) poderá ser o meio mais eficiente para lhe ajudar na solução do problema com a Nubank. Isso porque, o BACEN poderá aplicar sanções a Nubank caso ele desrespeite alguma norma.

Em resumo, o BACEN (Banco Central do Brasil) é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, criada pela LEI Nº 4.595/64.

O BACEN tem como principais atribuições: Emitir papel-moeda e moeda metálica; Executar os serviços do meio circulante; Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; Exercer o controle de crédito; Exercer a fiscalização das instituições financeiras; Autorizar o funcionamento das instituições financeiras; Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e; Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

É imperioso destacar que, nos casos em que o consumidor encaminhar reclamações ao BACEN sobre a prestação de serviços da Nubank, e este não atuar na resolução do problema, a denúncia poderá ser levada à instauração de um processo administrativo que, dependendo, acarretará em punição da Nubank (multas, etc).

Informações do BACEN:
BACEN (Banco Central do Brasil)
Site: www.bcb.gov.br/
Telefone: 145
Espaço do Consumidor: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao
Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3, Bloco B, – Ed. Sede, Brasília – DF, CEP: 70074-900.

Procurar a plataforma “consumidor.gov”

Consumidor.gov.br é site governamental criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (“SENACON”) para intermediar a solução alternativa de conflitos de consumo, através da internet. Por meio desse serviço público, o consumidor pode registrar sua reclamação e a Nubank responde o registro.

Cadastre-se no site e registre sua reclamação. A Nubank deverá responder no prazo de 10 dias. Em seguida, você terá até 20 dias para comentar a resposta da empresa e classificar a reclamação como Resolvida ou Não Resolvida.

A plataforma do serviço é: www.consumidor.gov.br/

Procurar o Procon

Nos casos em que você procurou a Nubank e não conseguiu resolver o problema, ou se você prefere não procurá-la, outra alternativa pode ser entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor.

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e a Nubank. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.

É imperioso destacar, que ao de deslocar ao PROCON, você deve estar com todos os documentos que possam provar seus direitos.

Os endereços dos PROCONs podem ser obtidos através do link: https://lehmann.adv.br/links-procons-estaduais/

Procurar os Juizados Especiais Cíveis

Nos casos em que você tentou resolver administrativamente seus problemas com a Nubank e não conseguiu uma solução, você poderá recorrer à Justiça.

Um alternativa judicial simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível. Podem ser autores de reclamações contra a Nubank no Juizado Especial Cível as pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, as microempresas, associações civis de interesse público e as sociedades de crédito ao microempreendedor.

Através do Juizado Especial Cível, podem ser solucionadas causas contra a Nubank que não ultrapassem o valor de 40 (quarenta) salários mínimos.

As reclamações contra a Nubank no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito.

Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com a Nubank por meio de acordos processuais. Esses acordos são efetuados através das audiências de conciliação. Caso não haja acordo entre o consumidor e o Nubank, o juiz responsável poderá aplicar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pedido.

Procurar a Justiça comum

Outra opção, nos casos em que o problema ultrapassar os 40 salários mínimos, é apelar à Justiça comum para resolver problemas com a Nubank.

Assim, você pode acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado.

Segundo Renata Cisneiros Lehmann, Advogada responsável pelas áreas do Direito Empresarial e Bancário, o juizado especial cível nem sempre será o mais adequado e rápido, pois envolve uma série de questões e a agilidade será relativa a fila de processos. Por isso, a recomendação sempre será consultar um advogado(a).

Renata ainda ressalta que em qualquer negociação com a Nubank, é importante que o cliente sempre solicite sua via do contrato, extratos, planilha de evolução de dívidas, apólices de seguro e documentos para provar a relação negocial, e não esquecer de ler todos os documentos que for assinar.

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Autor:

Local na rede Internet: https://lehmann.adv.br/dom-lehmann

Olá, tudo bem? Eu sou o Dom, seu assistente virtual aqui no Lehmann Advogados. Estou comprometido em auxiliar sua empresa a alcançar seus objetivos de negócio com sucesso. Ficarei feliz em discutir como nosso escritório de advocacia pode contribuir para sua empresa e como podemos colaborar para enfrentar os desafios jurídicos juntos. Fale comigo agora através do WhatsApp, nós podemos ajudar!
Comentários
  • Eu sofri um golpe do pix mês passado,o valor foi enviado da minha conta da nubank para um banco chamado MK. No mesmo dia eu entrei em contato de ajuda da nubank,eles falaram que iam acionar o Med etc. No outro dia enviei o b.o pra eles. Me deram 11 dias de análise,e depois mais 11 e até agora nada. Semana passada entrei em contato com o banco MK (o qual foi enviado o dinheiro),e eles relataram que a nubank não entrou em contato nem acionaram o Med. Como pode isso? Entrei em contato hoje de novo e eles mandaram aguardar.

  • Fiz uma transferência via Pix para minha filha e bloquearam a conta dela e o cartão desativaram, já enviamos muitos chats e imail,não tivemos êxitos (valor 2.900 reais) o que posso fazer para ela conseguir resgatar o dinheiro.

  • Bom então eu queria fazer um empréstimo no banco nubank um moço me chamou no WhatsApp perguntando se eu queria dá continuidade no meu empréstimo eu disse que sim ali ele me mandou a tabela do valor que eu queria e quantas vezes, fiz a simulação e ele disse que aprovou mais eu teria que paga um seguro de 250 reais caso eu venha a óbito, me acidenta ..aí eu paguei em via pix esse valor até aí ok, aí ele disse q ia me direciona pra o gerente da liberação do empréstimo aí o outro moço me chamou e disse que pra poder libera meu empréstimo eu teria que paga um tal de IOF de 599.99 pra poderem me libera o empréstimo aí eu fiz por via pix esse valor tbm aí o moço ficou me enrolando e disse que ia cai no outro dia demanha no caso ontem mais não caiu mandei msgn pra ver houve e ele disse que eu teria que refazer o depósito de novo pra poderem liberar meu empréstimo no fim de tudo perdi 850 reais e não caiu meu empréstimo e o moço me bloqueou.

  • Paguei dois meses o mínimo do cartão nubank e eles fizeram um parcelamento automático. Eu quero pagar tudo que devo do que faltou, mas eles mesmo assim não cancelam o parcelamento que fizeram.

  • Estou tendo dificuldade pra acessar minha conta da Nubank por motivo que troquei celular… Agora eles pedem mandar foto segurando Documento ja mandei mais 10 fotos agora recebi e-mail que conta foi Bloqueada.. Porque que eles não identificaram a Foto.

  • Olá!

    Bom tranferir um valor na Nubank e eles bloquearam minha conta totalmente com o dinheiro dentro, estou desesperada pois estou com contas pra pagar, aluguel pra vencer, alimento pra comprar e a Nubank vive mandando e-mail me dando 2 dias úteis, 1 dia útil, e agora 9 dias podendo prorrogar por mais tempo. Preciso do meu dinheiro, já liguei pra ouvidoria, pro banco, já mandei mensagem no chat, já enviei e-mail e nada. Eles estão me pedindo várias provas que não possuo, já mandei o comprovante de transferência do valor, já mandei minha foto com o código que eles me mandaram, e até o momento nada.

    Não tenho condições de pagar um advogado, moro no rio de janeiro campo grande, muito ruim nessa pandemia você ter que se humilhar pra um banco que não está nem aí pra sua vida.

  • Devido a pandemia não conseguir efetuar o pagamento do valor total de minha fatura junto ao NUBANK e, contra a minha vontade, tive que optar em pagar o valor mínimo da fatura. Para minha amarga surpresa, me foi cobrado a tarifa de 13,75% ao mês de juros pelo pagamento mínimo, ou seja, 361,79% de juros abusivos ao ano. Para provar o que está descrito acima, tirei um print da tela do celular, onde constam esses juros abusivos.

    • Olá, Adriano

      Satisfação enorme em tê-lo aqui, aguardamos sua visita mais vezes.

      Com relação ao seu comentário, nosso escritório tem como premissa o compromisso em superar as expectativas de nossos clientes e, estamos impedidos pelo art. 42 do Código de Ética da Advocacia de responder consulta sobre matéria jurídica.

      Dessa forma, caso você precise de um advogado, estamos sempre disponíveis para atendê-lo em nossos canais oficiais de comunicação.

      Atenciosamente,

      Lehmann Advogados

  • Recentemente tive mais de mil reais em compras indevidas no meu cartão Nubank, compras internacionais relacionadas ao Instagran, também houve cobrança de IOF, conforme consta na fatura. Descaso total, não autorizei as compras e quero a devolução dos valores, porque, precisei pagar para não sujar meu nome.

    Entrei em contato com o Nubank por varias vezes por meio do chat no app deles e, para minha surpresa, todas as pessoas que me atenderam, ninguém resolve nada! A atendente Thamires foi quem me deu um pouco de atenção. Os outros se limitaram a ficar postando mensagens repetidas e automatizadas, com a identificação “Equipe Nubank”. Cansei, até a presente data meu cartão não foi cancelado como foi solicitado, para evitar novas cobranças indevidas novamente.

    O Nubank piorou o atendimento consideravelmente nos últimos meses:

    Em 2017 eu já tinha sido vítima de uma cobrança indevida semelhante. Naquela época meu a cobrança indevida foi cancelada no mesmo dia. Foi feito um chamado “depósito de confiança” na mesma hora.

    As etapas eu já segui todas, tentei a solução pelo por todos os meios, não resolveu todas as tentativas estão printadas e quero colocar na justiça. Espero uma solução rápida para o problema. Depois que procurarei o Procon e iniciei o processo administrativo, cansei. porque os atendentes da nubank são incompetentes e não fazem questão de resolver o problema do cliente.

    O atendimento é cada vez pior. Agora com mensagens automatizadas, que geram raiva e angústia ao cliente que quer ver seu problema resolvido, e pandemia não é desculpa, sei que os empregados trabalham em home office desde que a empresa iniciou as atividades.

    Não quero mais receber ligações deles. preciso de ajuda.

    • Olá, William

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      Lehmann Advogados

  • Sempre pago minhas faturas do Nubank em dia e venho sendo cobrado por faturas já pagas, mandei o comprovante para o email [email protected], o mesmo aqui do texto. Enfim as cobranças indevidas acontecem até hoje, a conta está paga. Todos da nubank falam a mesma coisa, que vão resolver e isso e aquilo. Quero entrar com uma ação na justiça para acabar com isto.

    • Olá, Guilherme Nascimento

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  • Eu fiz a solicitação do pagamento total do meu cartão de crédito, foi enviado um valor e fiz o pagamento, todo dia consultando no aplicativo observo uma fatura aberta de 150,00 sendo que foi pago o valor total do cartão de crédito. Depois dioso entrei em contato no atendimento cada um atendente fala coisas que não tem nada relacionado com meu problema, antes estava tudo certo, hoje falta pagar mais valores porque eu não tinha antecipado, foi informado em várias vezes que estava com erro. Eu não vou pagar mais dinheiro nenhum pra nubank além do erro não ter sido meu, e estou desempregado, a empresa é um aborrecimento total.

    • Olá, Amarildo

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      Lehmann Advogados

  • No dia 17 de junho, entrei em contato com o Nubank informando que no dia 23 precisaria fazer o pagamento de um veículo e teria que fazer uma TED para o Bradesco de um determinado valor. Fui informado pela atendente que eu poderia ficar tranquilo, que na data eu poderia efetuar a transferência. No dia 23, para minha total insatisfação e indignação a TED foi bloqueada.

    Entrei em contato com a Nubank e, como não estava conseguindo ser atendido, resolvi pedir ajuda para minha mãe, porque eu teria que pagar uma multa para o vendedor caso eu não efetuasse o pagamento no dia. Sacanagem: a transferência da minha mãe também foi bloqueada!

    Sacanagem. Após eu efetuar a transferência, consegui atendimento. O atendente me orientou cancelar a transferência para a conta da minha mãe que ele iria liberar a TED para o Bradesco.

    Aceitei. A transferência foi cancelada e pasmem só? O dinheiro não retornou para minha conta de imediato. Só retornou após as 2 dias e já não poderia mais fazer TED nenhuma.

    A Nubank ficou com meu dinheiro no final de semana para emprestar a alguém e ter lucro com isso e, pelos famosos juros abusivos que são cobrados no brasil.

    Cometer erros, toda empresa comete, mas esse problema injustificável e grosseiro sem pretensão de solução é inaceitável.

    A Nubank alega mil e uma desculpas diferentes, a falta de ética é incontestável. Conforme escrito nesse artigo, vou procurar o juizado especial civil, porque administrativamente já não consigo mais nada. A Nubank vai ter que pagar pelo erro, não vou arcar com a multa sozinho.

    • Olá, Jose Silva Junior

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