Entrega amigável de veículo

Saiba como resolver problemas com a Celpe. Celpe é a empresa privada responsável pela distribuição de energia elétrica no estado de Pernambuco e no município de Pedras de Fogo. Foi criada em 10 de fevereiro de 1965 com o nome Companhia de Eletricidade de Pernambuco para prestar serviços públicos.

Pois bem, nos casos de ocorrer algum problema junto a Celpe, você tem o direito de reclamar e de solicitar a imediata solução.

Incontestavelmente, a melhor forma de resolver seu problema com a Celpe é amigavelmente. Por esse motivo, recomendamos que você tente, em primeiro lugar, entrar em contato diretamente com a Celpe, expondo seu problema e exigindo uma solução.

A Celpe disponibiliza diferentes formas para o consumidor entrar em contato. Portanto, avalie a forma mais adequada para seu caso.

Contactar a CELPE por carta:

Lembre-se: sempre envie a carta com Aviso de Recebimento (A.R.) para: CELPE, Av. João de Barros, 111 – Sala 803 – Recife/PE – CEP: 50.050-902.

Se você desejar ou se o caso exigir maior rigor, remeta a carta pelo Cartório de Títulos e Documentos da sua localidade.

Lembre-se: sempre tire cópias e guarde o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo).

Contactar a CELPE por e-mail:

Embora o contato através de carta seja mais seguro, é possível que você envie um e-mail para a Celpe, visto que, atualmente, o Tribunal de Justiça vem admitindo o e-mail como prova processual.

Caso você decida enviar o e-mail para [email protected], é imperioso que o envie com a opção de receber a confirmação de leitura. Enviar o e-mail com cópia para você mesmo também é importante para comprovar o contato.

Contactar a CELPE por telefone:

O contato via telefone também pode ser utilizado, entretanto, é o canal menos recomendável, visto que o consumidor não terá uma prova do que efetivamente reclamou.

Portanto, caso escolha esta via, ligue para: 116 ou 0800 282 5599, não esqueça de anotar o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu.

Se a Celpe dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o referido número e grave-o.

Nos casos em que o consumidor de energia elétrica em pernambuco não conseguir resolver seu problema junto à CELPE pelos canais de atendimento acima citados, ele poderá:

Procurar a ANEEL

Sem dúvidas, entrar em contato com a ANEEL (agência reguladora) poderá ser o meio mais eficiente para lhe ajudar na solução do problema com a Celpe. Isso porque, a agência poderá aplicar sanções à Celpe caso ela desrespeite alguma norma.

Em resumo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é uma agência reguladora vinculada ao Governo Federal, criada pela Lei nº 9.427/96.

A Aneel tem como principais atribuições: regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; mediar agentes do setor e consumidores de energia elétrica; conceder, permitir e autorizar instalações e serviços de energia elétrica.

Em estados como São Paulo, Acre, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará existem agências reguladoras regionais. Nesses estados, recomendamos que o consumidor recorra primeiramente a elas e só após à Aneel para resolver problemas.

É imperioso destacar que, nos casos em que o consumidor encaminhar reclamações à Aneel sobre a prestação de serviços da Celpe, e esta não atuar na resolução do problema, a denúncia poderá ser levada à instauração de um processo administrativo que, dependendo, acarretará em punição da Celpe (multas, etc).

Informações da Agência:
ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)
Site: www.aneel.gov.br
Telefone: 167
Espaço do Consumidor: http://www.aneel.gov.br/como-registrar-a-sua-reclamacao
Endereço: Superintendência de Mediação Administrativa Setorial – (SGAN), quadra 603, módulo I, 1o andar, CEP-70830-030, Brasília – DF

Procurar a plataforma “consumidor.gov”

Consumidor.gov.br é site governamental criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (“SENACON”) para intermediar a solução alternativa de conflitos de consumo, através da internet. Por meio desse serviço público, o consumidor pode registrar sua reclamação e a Celpe responde o registro.

Cadastre-se no site e registre sua reclamação. A Celpe deverá responder no prazo de 10 dias. Em seguida, você terá até 20 dias para comentar a resposta da empresa e classificar a reclamação como Resolvida ou Não Resolvida.

A plataforma do serviço é: www.consumidor.gov.br/

Procurar o Procon

Nos casos em que você procurou a Celpe e não conseguiu resolver o problema, ou se você prefere não procurá-la, outra alternativa pode ser entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor.

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e a Celpe. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.

É imperioso destacar, que ao de deslocar ao PROCON, você deve estar com todos os documentos que possam provar seus direitos.

Os endereços dos PROCONs podem ser obtidos através do link: https://lehmann.adv.br/links-procons-estaduais/

Procurar os Juizados Especiais Cíveis

Nos casos em que você tentou resolver administrativamente seus problemas com a Celpe e não conseguiu uma solução, você poderá recorrer à Justiça.

Um alternativa judicial simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível. Podem ser autores de reclamações contra a Celpe no Juizado Especial Cível as pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, as microempresas, associações civis de interesse público e as sociedades de crédito ao microempreendedor.

Através do Juizado Especial Cível, podem ser solucionadas causas contra a Celpe que não ultrapassem o valor de 40 (quarenta) salários mínimos.

As reclamações contra a Celpe no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito.

Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com a Celpe por meio de acordos processuais. Esses acordos são efetuados através das audiências de conciliação. Caso não haja acordo entre o consumidor e a Celpe, o juiz responsável poderá aplicar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pedido.

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Local na rede Internet: https://lehmann.adv.br/dom-lehmann

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Comentários
  • No dia 11/05/23 realizaram o desligamento da minha eletricidade pelo atraso de 2 contas, onde a última venceu dia 26/04. No entanto fui solicitar a religação pelo WhatsApp da Celpe e na mensagem me falaram o seguinte.

    Para solicitar a religação de energia do imóvel é necessário pagar todas as faturas atrasadas. Se você pagar com o código PIX gerado pelo WhatsApp, a verificação do pagamento é imediata e você não precisa apresentar o comprovante de pagamento no momento da religação.

    Para agilizar o atendimento e o pagamento realizei o pix e solicitei a religação , porém como já eram 18:00 o protocolo de número 1xxxxx11 foi gerado e informaram que poderiam registrar as 8:00 da manhã.

    Nisto passou o dia todo de 12/05 e não religaram, fui informada por vizinhos que chegaram na minha residência e provavelmente por não ter ninguém em casa não religaram pois pelo que visto queriam comprovante (eu trabalho tive que ir na casa da minha mãe pra trabalhar e tenho uma bebê de 1 ano)

    Daí cheguei e ainda estava sem energia elétrica mais uma noite, dai deram o prazo de ate 24 horas que seria até 8:00 da manha do dia 13/05, liguei novamente lá e me informaram que tinha até meio dia, e até agora 10:56 do dia 15/05 não religaram , ja ultrapassou o tempo que eles deram e não deram retorno e nem chegaram em minha residência até o momento. Dai queria saber como posso fazer, e se posso entrar com causa ou algo do tipo.

    Há mais de um ano eu estava com todas as contas pagas e vcs cortaram minha energia pela manhã e no período da tarde voltaram e religaram sem que eu solicitasse, era pra eu ter procurado os direitos legais judicialmente pois na fatura seguinte veio cobrando taxa de religação.

    Isso é um descaso com o consumidor que infelizmente fica preso por existir apenas uma cia de elétrica que trabalha muito mal.

  • Estou com um problema na Celpe a Celpe foi em um ponto comercial trocou o meu contador e colocou outro no nome do meu inquilino mesmo assim está vindo conta e ele aparece desligado. Desde 2021 que isso ocorreu já falei pra Celpe mesmo ele desligado ainda está vindo conta altíssima no meu nome. Realmente não sei o que fazer.

  • Gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias?
    Se tiver interesse entre em contato.

  • Gostei do seu conteudo, até salvei aqui nos favoritos para ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês já possuem alguma forma de divulgação online, mas seu site merece ser conhecido e visitado por mais pessoas com certeza. Se eu puder te ajudar de alguma forma, ou parceria etc, entra em contato comigo.

  • Mesmo após abrir reclamação o descaso em sequer desejar analisar meu caso. Ler atentamente ajuda resolver o problema!

    O meu caso foi o seguinte, a Celpe emitiu 2 contas para que eu pagasse. Liguei diversas vezes e nenhum atendente da celpe sabia explicar o porque, só diziam que era um erro mas que abriam chamados e nunca tinha a resposta dessa questão, abri uma reclamação anterior no site do reclame aqui e a resposta da Celpe sempre é um control C control V dizendo que a leitura foi realizada corretamente.Gostaria de saber onde existe 1 residência ter 2 contas no mesmo mês?? Gostaria de entender qual dificuldade em entender minha reclamação e entender que a Celpe me enviou 2 contas no mesmo mês e ambas com valores e vencimento diferente.. Foi quando encontrei esse texto, entendi, pulei as etapas onde eu já tinha tentado resolver e hoje escrevo agradecendo, porque resolvi meu problema obrigado.

  • Devido a pandemia da COVID-19, precisei ir para o interior com meu filho e esposo desde o dia 25/04/20, deixando minha residencia fechada no dia 01/05 fomos lá e desligamos o contador de energia que constava a leitura 26.237 deixei um a placa coma leitura e informando que o contador estava desligado pra minha surpresa no dia 09/05 entrei no site da Celpe e tive uma baita de surpresa foi gerado uma conta no valor de R$ 168,29 ref. ao consumo de 191 kWh entrei em contato com a Celpe no dia 27/05/20 e fiz minha primeira reclamação pelo aplicativo da Celpe mas não obtive retorno, informei que a casa estava fechada e tinha uma placa com o consumo e comunicando que estava com o contador desligado como podia ter consumido 191 kWh com tudo desligado e a residencia fechada. No dia 05 e 08/06/20 informei pelo aplicativo da Celpe a leitura do contador que foi a mesma da primeira reclamação 26.237 tenho os dois prints dos protocolos de envio, pois o contador continua desligados e com toda as tomadas dos eletros tirados da tomadas e o contador desligados desde 01/05, para minha surpresa dia 09/06 passei em casa porque tinha que ir no colégio onde eu filho estuda buscar as provas que só podia ser entregues por um responsável, fui surpreendida mais uma vez lá estava na caixinha do correios uma fatura da Celpe no valor de R$ 152,19 alegando que consumimos 163 kWh fiquei indignada com tamanha irresponsabilidade da Celpe, eu afirmo que o contador não saiu da leitura informada desde o dia 01/05/20 e o que e mais engraçado que na conta o contador saiu de 26.237 para 26.400 quero que a Celpe prove esse fato. pois tenho as fotos de todo o ocorrido incluise dia 09/05 fiz um video monstrando o contador e a casa sem energia alguma e tirei fotos de tudo, liguei na ouvidoria no dia 10/06 relatei mais uma vez e falei que não ia pagar por uma coisa que não usufrui e quem se eu pagar estou sendo conivente com a desonestidade da Celpe. tentei agenda pra alguém ir lá na minha casa fazer uma inspeção pois não estou lá mas agendando meu esposo iria no dia marcado mas eles falaram que não trabalhava assim que eu tinha que estar em casa na hora que o pessoal fosse, fica difícil pois estou distante a quase 200 quilômetros sem ter previsão de voltar ate essa Pandemia ter uma solução. Estou tentando revolver mas a Celpe só que do jeito dela e ainda alegou que como meu portão fica fechado vai continua a fatura pela média das ultimas contas, mas informei que no ultimo dia 09/06 deixei meu portão da frente aberto só não posso deixar minha grade ai já é demais. não custava nada fazer um agendamento para averiguar. Se eu estivesse desviando energia eles iria no poste e com um equipamento saberia do desvio, se eles forem no poste vão verificar que a casa não tem energia. Espero que seja corrigido o erro deles pois não vou pagar e nem ser conivente com a Celpe.

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