Problemas com o Banco Itaú: Saiba como resolver

Saiba como resolver problemas com o Banco Itaú. o Banco Itaú era um antigo banco brasileiro que se fundiu com o Unibanco em 4 de novembro de 2008 para formar o Banco Itaú Unibanco. Foi criado em 2 de janeiro de 1945 em São Paulo com o nome Banco Itaú para prestar serviços bancários.

Pois bem, nos casos de ocorrer algum problema junto ao Banco Itaú, você tem o direito de reclamar e de solicitar a imediata solução.

Incontestavelmente, a melhor forma de resolver seu problema com o Banco Itaú é amigavelmente. Por esse motivo, recomendamos que você tente, em primeiro lugar, entrar em contato diretamente com o Banco Itaú, expondo seu problema e exigindo uma solução.

O Banco Itaú disponibiliza diferentes formas para o consumidor entrar em contato. Portanto, avalie a forma mais adequada para seu caso.

Contactar o Banco Itaú por carta:

Lembre-se: sempre envie a carta com Aviso de Recebimento (A.R.) para: Banco Itaú, PC Alfredo Egydio de Souza Aranha 100, Torre Olavo Setubal, Parque Jabaquara, São Paulo/SP, CEP: 04344-902.

Se você desejar ou se o caso exigir maior rigor, remeta a carta pelo Cartório de Títulos e Documentos da sua localidade.

Lembre-se: sempre tire cópias e guarde o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo).

Contactar o Banco Itaú por e-mail:

Embora o contato através de carta seja mais seguro, é possível que você envie um e-mail para o Banco Itaú, visto que, atualmente, o Tribunal de Justiça vem admitindo o e-mail como prova processual.

Caso você decida enviar o e-mail para [email protected], é imperioso que o envie com a opção de receber a confirmação de leitura. Enviar o e-mail com cópia para você mesmo também é importante para comprovar o contato.

Contactar o Banco Itaú por telefone:

O contato via telefone também pode ser utilizado, entretanto, é o canal menos recomendável, visto que o consumidor não terá uma prova do que efetivamente reclamou.

Portanto, caso escolha esta via, ligue para: 0800 570 0011, não esqueça de anotar o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu.

Se o número acima não servir, acesse a lista completa de telefones do Banco Itaú. Clique Aqui.

Se o Banco Itaú dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o referido número e grave-o.

Nos casos em que o consumidor não conseguir resolver seus problemas junto ao banco Itaú pelos canais de atendimento acima citados, ele poderá:

Procurar o BACEN

Sem dúvidas, entrar em contato com o BACEN (Banco Central do Brasil) poderá ser o meio mais eficiente para lhe ajudar na solução do problema com o Banco Itaú. Isso porque, o BACEN poderá aplicar sanções ao Banco Itaú caso ele desrespeite alguma norma.

Em resumo, o BACEN (Banco Central do Brasil) é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, criada pela LEI Nº 4.595/64.

O BACEN tem como principais atribuições: Emitir papel-moeda e moeda metálica; Executar os serviços do meio circulante; Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;Exercer o controle de crédito; Exercer a fiscalização das instituições financeiras; Autorizar o funcionamento das instituições financeiras; Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e; Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

É imperioso destacar que, nos casos em que o consumidor encaminhar reclamações ao BACEN sobre a prestação de serviços do Banco Itaú, e este não atuar na resolução do problema, a denúncia poderá ser levada à instauração de um processo administrativo que, dependendo, acarretará em punição do Banco Itaú (multas, etc).

Informações do BACEN:
BACEN (Banco Central do Brasil)
Site: www.bcb.gov.br/
Telefone: 145
Espaço do Consumidor: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao
Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3, Bloco B, – Ed. Sede, Brasília – DF, CEP: 70074-900.

Procurar a plataforma “consumidor.gov”

Consumidor.gov.br é site governamental criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (“SENACON”) para intermediar a solução alternativa de conflitos de consumo, através da internet. Por meio desse serviço público, o consumidor pode registrar sua reclamação e o Banco Itaú responde o registro.

Cadastre-se no site e registre sua reclamação. O Banco Itaú deverá responder no prazo de 10 dias. Em seguida, você terá até 20 dias para comentar a resposta da empresa e classificar a reclamação como Resolvida ou Não Resolvida.

A plataforma do serviço é: www.consumidor.gov.br/

Procurar o Procon

Nos casos em que você procurou o Banco Itaú e não conseguiu resolver o problema, ou se você prefere não procurá-la, outra alternativa pode ser entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor.

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e a Banco Itaú. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.

É imperioso destacar, que ao de deslocar ao PROCON, você deve estar com todos os documentos que possam provar seus direitos.

Os endereços dos PROCONs podem ser obtidos através do link: https://lehmann.adv.br/links-procons-estaduais/

Procurar os Juizados Especiais Cíveis

Nos casos em que você tentou resolver administrativamente seus problemas com o Banco Itaú e não conseguiu uma solução, você poderá recorrer à Justiça.

Um alternativa judicial simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível. Podem ser autores de reclamações contra o Banco Itaú no Juizado Especial Cível as pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, as microempresas, associações civis de interesse público e as sociedades de crédito ao microempreendedor.

Através do Juizado Especial Cível, podem ser solucionadas causas contra o Banco Itaú que não ultrapassem o valor de 40 (quarenta) salários mínimos.

As reclamações contra o Banco Itaú no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito.

Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com a Banco Itaú por meio de acordos processuais. Esses acordos são efetuados através das audiências de conciliação. Caso não haja acordo entre o consumidor e o Banco Itaú, o juiz responsável poderá aplicar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pedido.

Procurar a Justiça comum

Outra opção, nos casos em que o problema ultrapassar os 40 salários mínimos, é apelar à Justiça comum para resolver seus problemas com o Banco Itaú.

Assim, você pode acionar o Tribunal de Justiça do seu estado, clique aqui. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado.

Segundo Renata Cisneiros Lehmann, advogada de Direito Bancário, o juizado especial cível nem sempre será o mais adequado e rápido, pois envolve uma série de questões e a agilidade será relativa a fila de processos. Por isso, a recomendação sempre será consultar um advogado(a).

A Dra. Renata ainda ressalta que em qualquer negociação com o Banco Itaú, é importante que o cliente sempre solicite sua via do contrato, extratos, planilha de evolução de dívidas, apólices de seguro e documentos para provar a relação negocial, e não esquecer de ler todos os documentos que for assinar.

Leia também:

5/5 - (263 votes)
Autor:

Local na rede Internet: https://lehmann.adv.br/dom-lehmann

Olá, tudo bem? Eu sou o Dom, seu assistente virtual aqui no Lehmann Advogados. Estou comprometido em auxiliar sua empresa a alcançar seus objetivos de negócio com sucesso. Ficarei feliz em discutir como nosso escritório de advocacia pode contribuir para sua empresa e como podemos colaborar para enfrentar os desafios jurídicos juntos. Fale comigo agora através do WhatsApp, nós podemos ajudar!
Comentários
  • Fiz um empréstimo pessoal no Banco Itaú de 22 mil reais para uma emergência médica/familiar.

    Foram 48x de ~2 mil reais. Paguei 3 parcelas, porém, como estava pesado renegociei para 60x de ~1,6 mil, paguei ~3 parcelas e fiz uma nova renegociação para 70x de 1,3 mil.

    Ocorre que nos dois primeiros contratos já havia pago 10 mil reais, e agora já paguei 31 parcelas, em torno de 40 mil reais.

    E ainda faltam 40 parcelas para pagar, ou seja, quase 91 mil reais. Para quem pegou apenas 22 mil.

    E ainda assim, agora estou desempregado, não tenho condições nenhuma de pagar.

    Por isso quero ver a possibilidade de rever esses juros, ou mesmo recuperar, porque não faz sentido pagar 5x o valor do empréstimo. Esse escritório pode me ajudar?

  • Bom dia, tenho um carro financiado através do banco Itaú, porém por motivos de desemprego do meu companheiro… Uma filhinha que nasceu com problemas e ficou internada no hospital, deixei atrasar uma parcela do financiamento, quando fui ver virou uma bola de neve até porque como havia uma em atraso eles não deixavam com que eu pagasse a da frente e agora já intera 4 em atraso, porém eles querem a quitação dos débitos para que eu possa voltar a pagar as subsequentes, propus a eles de pagar sempre duas (uma atrasada e a dos mês) durante os 4 meses ou que me descem um prazo para pagar 2 e depois mais 2. E eles não quiseram. Agora não sei o que fazer pois estão ameaçando a tomar o carro.

  • Minha insatisfação com o Itaú é total, um banco que eu considerava bom, mas vinha sendo cobrado indevidamente. A Paschoalotto vinha me ligando todos os dias, incontáveis vezes para saber se eu negociei com o Itaú. Eu, já tentei resolver com o gerente e já informei a Paschoalotto que não tenho nada a tratar com eles, mas ainda assim continuavam ligando sem parar para cobrar uma dívida que não tinha, uma falta de respeito total. Me destravam ao telefone, além de me importunar diariamente. Esse artigo me ajudou muito, pois, segui o que estava escrito e hoje não recebo mais ligações. Obrigado!

    • Olá, José Hernandes de Assis

      Satisfação enorme em tê-lo aqui, aguardamos sua visita mais vezes. Com relação ao seu comentário, nosso escritório tem como premissa o compromisso em superar as expectativas de nossos clientes, desde já, agradecemos pela confiança em nós depositada!

      Dessa forma, estamos sempre disponíveis para atendê-lo em nossos canais oficiais de comunicação.

      Atenciosamente,

      Lehmann Advogados

Deixe um comentário