Recuperação de Créditos: Entenda como funciona

Entenda como funciona a recuperação de créditos. Não é simples lidar com clientes inadimplentes. Mesmo porque a inadimplência pode ser causada por diversos motivos alheios à vontade do cliente.

A inadimplência pode ser decorrente da crise econômica pela qual o país está passado, casos de força maior, como a perda de emprego ou situações de emergência, e, em casos mais delicados, propositalmente.

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Apesar de a maioria dos contratos conterem a previsão ao direito de reaver os valores devidos, em âmbito judicial, às vezes, essa medida não é interessante para as empresas, de imediato.

Todas as estratégias de recuperação de créditos, geram uma maior exposição perante o público, em geral. Para que o seu modelo de negócio seja bem-sucedido na recuperação de créditos, devem ser adotadas algumas dicas que auxiliam o desempenho da empresa no meio. A empresa deve se preocupar com a melhor gestão dos ativos, a sua performance técnica, o atendimento aos clientes para que seu negócio cresça. Isso tudo exige esforço e organização. 

Identifique o perfil de pagamento do cliente

Na recuperação de créditos, se faz necessário analisar o perfil de pagamento significa, antes de tudo, conhecer o cliente e os riscos que possam vir a comprometer a vida financeira do mesmo.

Nessa avaliação, a empresa verifica a real possibilidade do cliente suportar o pagamento decorrentes das transações comerciais.

Isso deve ser feito, de preferência, no momento inicial da primeira entrevista, isso traçará o seu perfil, com objetivo de analisar se ele costuma honrar seus pagamentos.

Nesse momento, a empresa deve colher informações do indivíduo, para consultas junto a órgãos de proteção ao crédito — SPC, Serasa e instituições financeiras.

Elabore bons contratos

Para se ter êxito na recuperação de créditos a elaboração de um bom contrato para os clientes é um procedimento que formaliza todos os termos que foram acordados durante a entrevista.

Assim, tudo deverá estar previsto no acordo de prestação dos serviços, que deverá ser assinado pelas partes, ambas cientes de todos os seus termos.

Um bom contrato visa evitar inadimplências e futuros transtornos que possam, porventura, advim, caso a parte alegue desconhecimento ou discordância com alguma de suas cláusulas.

Assim, esteja ciente de que inseriu todos os valores que deverão ser pagos pela prestação de serviços, os que serão cobrados ao longo do trabalho e aqueles que deverão ser pagos após o desenrolar de todo o procedimento e suas devidas porcentagens.

Também é imperioso destacar, que não se esqueça de estabelecer as formas como o pagamento poderá será efetuado — depósito em conta corrente, cheque etc. —, a data em que isso deverá ser feito e as consequências que poderão ocorrer em caso de de o cliente não honrar os pagamentos.

Envie as cobranças com antecedência

Muitos dos inadimplentes, seja por esquecimento, distração ou até devido à má-organização, se esquecem de pagar suas contas no dia estipulado. Isso não significa que o cliente tenha agido com má-fé perante sua empresa. E não há nada de mal em lembrar o seu cliente sobre o vencimento das contas, desde que isso seja feito de maneira profissional e não abusiva.

Uma forma para manter o controle financeiro da empresa, é avisar previamente o cliente sobre o vencimento da prestação. Dessa maneira, ele poderá se programar melhor e as chances de esquecer o pagamento diminuem consideravelmente.

Envie um e-mail para o endereço eletrônico do cliente, objetivando avisar que a data de vencimento do débito está se aproximando e, ofereça ajuda, caso o cliente tenha problemas no pagamento da obrigação.

Além de demonstrar organização na empresa, demostra comprometimento com o bem-estar do cliente. Assim, tente realizar a cobrança amigável primeiro, essa atitude manterá um bom relacionamento com o mesmo.

Jamais coloque o cliente em situações constrangedoras. Não exponha a inadimplência do mesmo para os familiares, amigos e colegas de trabalho. Além disso, não procure o mesmo no local de trabalho ou fora do horário comercial.

Utilize um sistema de gestão financeira

tecnologia deve ser uma aliada à favor da gestão financeira da empresa para a recuperação de créditos. Para isso, o investimento em sistema de gestão pode ser uma ótima ideia. Eles atuarão auxiliando a registrar todas as informações referentes à produtividade da empresa, como a notificação em casos de reuniões marcadas, andamento dos processos etc.

A empresa também precisa manter a sua saúde financeira. Dessa maneira, precisa receber os direitos aos créditos devidos, decorrentes dos serviços prestados. Assim, o uso de um sistema de gestão específico também torna-se muito útil na expansão dos negócios.

O mesmo serve para facilitar o controle financeiro dos clientes, de modo a identificar aqueles que estão inadimplentes ou que estão com fatura prestes a vencer, e garantir que as atividades que foram prestadas estejam devidamente catalogadas e, assim, sejam adimplidas.

A dinâmica de uma empresa não suporta mais o desperdício de tempo. Portanto, a adoção de uma eficiente estratégia de recuperação de crédito assegura rapidez, segurança e eficiência nas atividades de cobrança.

Facilite o pagamento

Na recuperação de crédito é necessário facilitar o pagamento e oferecer novas oportunidades de relacionamento pode ser uma excelente estratégia para a expansão dos negócios, manter clientes e fidelizá-los.

A atuação da empresa em favorecer e proporcionar soluções alternativas pode ser um diferencial para aqueles clientes que enfrentam dificuldades financeiras.

Fracionar o débito pode ser uma dessas opções. Isso poderá ser estabelecido através de um contrato. Neste caso, ficará estipulado que o devedor terá tempo maior para pagar a dívida, que deverá ser paga em prestações mensais e menores.

Outra alternativa de facilitar a quitação do débito é permitir outras formas de pagamento, como cartão de crédito, emissão de cheques pré-datados ou até mesmo notas promissórias.

Lidar com clientes inadimplentes requer a adoção de estratégias específicas voltadas à gestão empresarial.

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