A prática consiste no envios de boletos de cobranças em nome de associações, sindicatos, prefeituras, órgãos de trânsito, institutos, e/ou entidades que sequer existem.
Os advogados alertam que é extremamente importante, antes do pagamento, checar se as informações constantes nos boletos de cobrança são verdadeiras, inclusive se quem está recepcionado os boletos deu causa para estar sendo cobrado, além de nunca ligarem para qualquer número que esteja no documento.
Para os advogados, muitos desses golpes dos boletos poderiam ser evitados com uma simples consulta no Google sobre as informações existentes no próprio documento.
Nos casos em que a vítima consiga confirmar antes do pagamento, que na verdade o boleto trata-se de um golpe, é muito útil registrar o ocorrido em sites de reclamações com o máximo de detalhes possíveis, assim, ajuda evitar que outras pessoas e empresas sejam vítimas do mesmo golpe.
Ainda segundo os advogados, outro alerta muito útil é que após a digitação do código de barras para o pagamento, o sistema do banco sempre informará qual é o real beneficiário do dinheiro, assim, caso o boleto tenha uma informação e o sistema do banco apresente outra, fique atento, pois, esse é um indício que você é vítima da tentativa de golpe do boleto.
Por fim, o Lehmann Advogados ressalta que todos são potenciais alvos do golpe de boletos. Portanto, caso você receber um boleto em nome de associações, sindicatos, prefeituras, órgãos de trânsito, institutos, e/ou entidades que sequer existem, pesquise no Google sobre as informações existentes no documento e, ao identificar que se trata de golpe, além de deixar registrado na internet, registre um boletim de ocorrência policial para que os fraudadores sejam localizados e julgados.
Leia também: