Saiba como resolver problemas com o Banco Original.

O Banco Original é uma instituição financeira brasileira controlada pela holding J & F (holding da família Batista) com data de constituição do CNPJ em 11/10/1968. Além de oferecer serviços bancários para empresas, oferece serviços de um banco de varejo digitalmente.

O Banco está sediado em São Paulo e, foi fundado em 2011 a partir da fusão de dois bancos, o Banco JBS e o Banco Matone.

Pois bem, nos casos de ocorrer algum problema junto ao Banco Original, você tem o direito de reclamar e de solicitar a imediata solução.

Incontestavelmente, a melhor forma de resolver seu problema com o Banco Original, é amigavelmente. Por esse motivo, recomendamos que você tente, em primeiro lugar, entrar em contato diretamente com o Banco Original, expondo seu problema e exigindo uma solução.

O Banco Original disponibiliza diferentes formas para o consumidor entrar em contato. Portanto, avalie a forma mais adequada para seu caso.

Contactar o Banco Original por carta:

Lembre-se: sempre envie a carta com Aviso de Recebimento (A.R.) para: Banco Original, Rua Porto União, 295, Bairro: Brooklin Paulista, Cidade: São Paulo, Estado: SP, CEP: 04568-020.

Se você desejar ou se o caso exigir maior rigor, remeta a carta pelo Cartório de Títulos e Documentos da sua localidade.

Lembre-se: sempre tire cópias e guarde o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo).

Contactar o Banco Original por e-mail:

Embora o contato através de carta seja mais seguro, é possível que você envie um e-mail para o Banco Original, visto que, atualmente, o Tribunal de Justiça vem admitindo o e-mail como prova processual.

Caso você decida enviar o e-mail para [email protected], é imperioso que o envie com a opção de receber a confirmação de leitura.

Enviar o e-mail com cópia para você mesmo também é importante para comprovar o contato.

Contactar o Banco Original por telefone:

O contato via telefone também pode ser utilizado, entretanto, é o canal menos recomendável, visto que o consumidor não terá uma prova do que efetivamente reclamou.

Portanto, caso escolha esta via, ligue para: 0800 744 0744, não esqueça de anotar o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu.

Se o Banco Original dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o referido número e grave-o.

Nos casos em que o consumidor não conseguir resolver seus problemas junto ao Banco Original pelos canais de atendimento acima citados, ele poderá:

Procurar o BACEN

Sem dúvidas, entrar em contato com o BACEN (Banco Central do Brasil) poderá ser o meio mais eficiente para lhe ajudar na solução do problema com o Banco Original. Isso porque, o BACEN poderá aplicar sanções ao Banco Original caso ele desrespeite alguma norma.

Em resumo, o BACEN (Banco Central do Brasil) é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, criada pela LEI Nº 4.595/64.

O BACEN tem como principais atribuições: Emitir papel-moeda e moeda metálica; Executar os serviços do meio circulante; Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; Exercer o controle de crédito; Exercer a fiscalização das instituições financeiras; Autorizar o funcionamento das instituições financeiras; Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e; Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

É imperioso destacar que, nos casos em que o consumidor encaminhar reclamações ao BACEN sobre a prestação de serviços do Banco Original, e este não atuar na resolução do problema, a denúncia poderá ser levada à instauração de um processo administrativo que, dependendo, acarretará em punição do Banco Original (multas, etc).

Informações do BACEN:
BACEN (Banco Central do Brasil)
Site: www.bcb.gov.br/
Telefone: 145
Espaço do Consumidor: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao
Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3, Bloco B, – Ed. Sede, Brasília – DF, CEP: 70074-900.

Procurar a plataforma “consumidor.gov”

Consumidor.gov.br é site governamental criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (“SENACON”) para intermediar a solução alternativa de conflitos de consumo, através da internet. Por meio desse serviço público, o consumidor pode registrar sua reclamação e o Banco Original responde o registro.

Cadastre-se no site e registre sua reclamação. O Banco Original deverá responder no prazo de 10 dias. Em seguida, você terá até 20 dias para comentar a resposta da empresa e classificar a reclamação como Resolvida ou Não Resolvida.

A plataforma do serviço é: www.consumidor.gov.br/

Procurar o Procon

Nos casos em que você procurou o Banco Original e não conseguiu resolver o problema, ou se você prefere não procurá-la, outra alternativa pode ser entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor.

Para isso, vá até o PROCON da sua cidade ou do seu Estado. Ele será responsável por intermediar o problema entre você e o Banco Original. O PROCON da sua localidade não representará você judicialmente, as tentativas de solução do problema serão administrativas.

É imperioso destacar, que ao de deslocar ao PROCON, você deve estar com todos os documentos que possam provar seus direitos.

Os endereços dos PROCONs podem ser obtidos através do link: https://lehmann.adv.br/links-procons-estaduais/

Procurar os Juizados Especiais Cíveis

Nos casos em que você tentou resolver administrativamente seus problemas com o Banco Original e não conseguiu uma solução, você poderá recorrer à Justiça.

Um alternativa judicial simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial cível. Podem ser autores de reclamações contra o Banco Original no Juizado Especial Cível as pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, as microempresas, associações civis de interesse público e as sociedades de crédito ao microempreendedor.

Através do Juizado Especial Cível, podem ser solucionadas causas contra o Banco Original que não ultrapassem o valor de 40 (quarenta) salários mínimos.

As reclamações contra o Banco Original no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito.

Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com o Banco Original por meio de acordos processuais. Esses acordos são efetuados através das audiências de conciliação. Caso não haja acordo entre o consumidor e o Banco Original, o juiz responsável poderá aplicar uma sanção se considerar que o consumidor está correto em seu pedido.

Procurar a Justiça comum

Outra opção, nos casos em que o problema ultrapassar os 40 salários mínimos, é apelar à Justiça comum para resolver problemas com o Banco Original.

Assim, você pode acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, independentemente do valor da causa, é preciso contratar um advogado.

Segundo Renata Cisneiros Lehmann, Advogada responsável pelas áreas do Direito Empresarial e Bancário, o juizado especial cível nem sempre será o mais adequado e rápido, pois envolve uma série de questões e a agilidade será relativa a fila de processos. Por isso, a recomendação sempre será consultar um advogado(a).

Renata ainda ressalta que em qualquer negociação com o Banco Original, é importante que o cliente sempre solicite sua via do contrato, extratos, planilha de evolução de dívidas, apólices de seguro e documentos para provar a relação negocial, e não esquecer de ler todos os documentos que for assinar.

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Comentários
  • Preciso do endereço deste banco. todos os endereços que enviei são inexistentes. Este endereço que postaram é o atual? Meu marido levou um golpe de compra de carro por leilão de um correntista deste banco. Entrei com o processo mas, não consigo o banco.

  • Obrigado pela publicação, foi aqui onde encontrei os contatos da instituição. No meu caso, fui lesado por um “Golpe do Falso Leilão”, pela internet, por um correntista do Banco Original, porém o mesmo nega-se a fazer o reembolso, desobedecendo a Súmula 479 do STJ, entre outras Leis que obrigam as Instituições Financeiras a serem responsáveis objetivamente pelos seus clientes e assumir o risco em razão da atividade que realiza independentemente de culpa, podemos citar ainda o Artigo 14 do CDC e a Teoria da Cegueira Deliberada, para compor os argumentos necessários entre outros. Provavelmente terei que entrar com uma ação, já que amigavelmente o Banco já afirmou não ser responsável.

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