Meu INSS Aposentadoria: Entenda como funciona

Bancos são obrigados a prestar contas sobre venda de veículo apreendido

A aposentadoria é um benefício previdenciário concedido através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tendo como objetivo prestar uma garantia financeira para segurados filiados ao Regime Geral da previdência social – RGPS, assim, entenda como funciona a concessão da sua aposentadoria por intermédio do aplicativo MEU INSS.

Nesse sentido, surgem os seguintes questionamentos: Como solicitar uma aposentadoria? Como identificar o tempo correto para se aposentar? É possível simular a aposentadoria? Quais os riscos de simular sua aposentadoria pelo MEU INSS?

Solicitação da Aposentadoria – MEU INSS

A solicitação da aposentadoria pode ser realizada por meio do “MEU INSS” ou diretamente pela central de atendimento do INSS – 135. Nesse sentido, o segurado deve acessar a plataforma eletrônica e realizar a solicitação, conforme passo a passo:

I – Acessar o “MEU INSS” via aplicativo ou endereço eletrônico meu.inss.gov.br/#/login;

II – Clicar na opção “Novo Pedido”;

III – Digitar a Aposentadoria que deseja solicitar e clicar.

Realizados os passos acima, basta preencher as informações que aparecerão em tela para finalizar sua solicitação da tão sonhada aposentadoria. Contudo, são necessárias algumas precauções antes de iniciar a sua solicitação.

É de extrema importância realizar a devida simulação da aposentadoria antes prosseguir com o pedido. Por intermédio dela, será possível identificar informações relevantes para seu processo e evitar um possível indeferimento.

Simular Aposentadoria

No canal eletrônico “MEU INSS” é possível realizar uma simulação “básica” de aposentadoria, onde será ilustrado a melhor aposentadoria disponível para o segurado, assim como o tempo faltante para cumprir os seus requisitos.

Passo a passo para realizar a simulação da aposentadoria:

I – Acessar o “MEU INSS”;

II – Clicar na opção “Novo Pedido”;

III – Digitar “simular aposentadoria”;

IV – Clicar na opção Simular Aposentadoria que aparecerá em tela.

 Feito isto, surgirão as informações relevantes referente ao seu tempo contributivo. No entanto, não é tão simples quanto aparenta, pois nem sempre é possível confiar no simulador disponibilizado pelo INSS, tendo em vista que a ausência ou omissão de uma única informação pode acarretar em um extremo prejuízo financeiro para o segurado.

Riscos da Simulação – MEU INSS

Conforme mencionado, a simulação de aposentadoria do MEU INSS apresenta uma série de riscos, visto que ela considera somente os dados presentes no sistema do INSS e, em 90% das situações, há omissão de informações, seja para se aposentar com maior rapidez, seja para aumentar sua vantagem econômica na concessão do seu benefício.

Riscos:

I – Não realiza conversão do tempo insalubre ou periculoso em período normal;

II – Desconsidera informações que não constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS;

III – Não informa o valor preciso que receberá após a concessão do seu benefício;

IV – Desconsidera o Direito adquirido no momento do cumprimento dos requisitos da aposentadoria, levando em consideração somente as leis vigentes na data da simulação.

Esses são apenas alguns dos riscos envolvidos na realização da simulação da aposentadoria por intermédio da plataforma disponibilizada pelo INSS. Entretanto, há outra alternativa de simular a aposentadoria de maneira eficaz e segura, por meio do planejamento previdenciário.

Planejamento Previdenciário

O planejamento previdenciário é um serviço advocatício realizado por especialistas em Direito previdenciário com o intuito de simular a aposentadoria. Contudo, diferentemente da simulação ofertada pelo INSS, é um serviço detalhado, abrangente, preciso e eficiente. Através dele é possível obter as seguintes informações:

  • O valor do benefício futuro, através de um cálculo de todas as suas contribuições;
  • A espécie de aposentadoria mais vantajosa levando-se em consideração o período contributivo do segurado do INSS;
  • Quanto tempo falta para se aposentar e qual a melhor regra de transição (lei) disponível;
  • O melhor momento para solicitar sua aposentadoria, considerando os aspectos temporal e econômico.

Conclusão: Simulação de aposentadoria – MEU INSS

Em conclusão, a aposentadoria é um direito do cidadão que dedicou uma vida de contribuição ao INSS e deve ser solicitado com a devida cautela e um planejamento de excelência.

Como destacado no presente artigo, é possível simular a aposentadoria pelo “MEU INSS”, contudo, é necessário estar ciente acerca das desvantagens e riscos presentes nessa modalidade.

Nesse sentido, faz-se fundamental a realização de um planejamento previdenciário de excelência executado por um profissional especialista em direito previdenciário para a obtenção da tão sonhada aposentadoria.

A Experiência do Lehmann Advogados

No Lehmann Advogados, além dos advogados possuírem experiência reconhecida e atuação especializada em processos de planejamento previdenciário, também são conhecedores de variados assuntos jurídicos, o que evidencia e amplia a capacidade de representação do cliente em diversas áreas do direito previdenciário.

Se você necessita de advogado especialista, estamos preparados para atuar no modelo full service, nas 5 regiões do país, permitindo que você tenha uma representação jurídica de qualidade, sem se preocupar com os aspectos jurídicos.

Seja qual for sua necessidade jurídica sobre direito previdenciárioconsulte nosso escritório de advocacia.

5/5 - (2 votes)
Olá! Meu nome é Jandson Pimentel, sou graduado em Direito, apaixonado em Direito Previdenciário. Estou comprometido em auxiliar segurados do INSS, a alcançar seus objetivos de previdenciários. Ficarei feliz em discutir como posso contribuir para a concessão do seu benefício e/ou aposentadoria.

Deixe um comentário